Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Militar da ESA é diplomado pela Escola Superior de

Militar da ESA é diplomado pela Escola Superior de Guerra

Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 16h01 | Última atualização em Sábado, 13 de Maio de 2017, 16h02 | Acessos: 40

Brasília (DF) - O Maj ANTONIO CARLOS MACARTHS LUCENA JUNIOR, militar integrante da Escola de Sargentos das Armas, foi diplomado pela Escola Superior de Guerra (ESG) em solenidade realizada no Ministério da Defesa e presidida pelo comandante da ESG, o Exmo Sr General Exército DÉCIO LUÍS SCHONS, no dia 7 de abril do corrente ano.

O militar concluiu a sexta edição do Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA), organizado pelo campus Brasília da ESG. Para o curso foram selecionados 33 candidatos, sendo 20 militares das Forças Armadas e 13 civis de diferentes órgãos da Administração Pública Federal.

Com carga horária de 117 horas, distribuídas por quatro disciplinas que articulam e sistematizam os conteúdos das áreas de Direito Internacional; Relações Internacionais, Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA); Instituições Internacionais; e Segurança e Defesa. O curso foi dividido em duas fases: três semanas a distância, sob tutoria, no período de 20/02 a 17/03 e três semanas presenciais, de 20/03 a 7/04.

O Curso de seis semanas tem o objetivo de preparar civis e militares para o exercício de funções de assessoramento de alto nível e de ensino que envolva questões relacionadas às leis dos conflitos armados.

Em 2017, o CDICA contou com a participação de estagiários da Advocacia-Geral da União (AGU), do Comando da Aeronáutica, do Comando da Marinha (MB), do Comando do Exército (EB), do Hospital das Forças Armadas (HFA), do Ministério da Defesa (MD), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério Público (MP), da Policia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Procuradoria de Justiça Militar (PJM) e do Superior Tribunal Militar (STM) e, com participantes do Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e São Paulo.

Como é praxe da Escola, os estagiários escolhem alguma personalidade importante da história para ser o patrono da turma. Esta é a primeira edição o CDICA que terá um patrono e o escolhido foi Henry Dunant, fundador da Cruz Vermelha.

Além do Gen Ex SCHONS, participaram da solenidade, o Diretor da ESG, Câmpus Brasília, Brigadeiro DELANO MENEZES, o Coordenador do Curso, Sr LUIZ OTÁVIO SALES BONFIM e representantes de várias áreas da ESG. 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página